Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

Zashi Apresenta
Matéria publicada no Zashi edição 4 - Dezembro de 2007

Kyoko Suzuki

História verídica de mãe japonesa inspirou filme exibido na última Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

A força de vontade de uma mãe que perdeu o filho vítima de acidente de trânsito conseguiu mudar uma lei no Japão. Rei, 19, filho da artista Kyoko Suzuki, foi atropelado por um carro com condutor bêbado, sem carteira de motorista, sem seguro e com velocidade acima da permitida. Mesmo ficando clara a culpa do condutor pelo acidente, pela lei da época, a pena máxima dada para ele era de cinco anos de prisão. Foi essa sensação de impunidade que impulsionou a luta de Kyoko Suzuki para a mudança da lei.

Enquanto reunia assinaturas pedindo punição severa para esse tipo de infração, Kyoko realizou a Exposição as Mensagens da Vida. Após os dois anos e mais de 370 mil assinaturas, em 2002, o governo criou uma lei de trânsito com punição rigorosa a condutores negligentes.

Neste ano, a vida de Suzuki virou filme por iniciativa do diretor Toshi Shioya. Ventos do Zero foi exibido na 31ª Mostra Internacional de Cinema, realizada de 19 de outubro a 1º de novembro em São Paulo. Suzuki e Shioya estiveram no Brasil e aceitaram dar entrevista para a equipe Zashi contando como foi essa experiência.

Zashi - Como foi o acidente do seu filho?
Kyoko -
Meu filho Rei estava andando com um amigo na calçada, à noite, voltando de uma reunião da faculdade. Era por volta de 1 hora de madrugada quando um carro com velocidade acima da permitida e com motorista bêbado os atingiu. O motorista estava sem carteira de habilitação. Além disso, quando causou acidente, ele estava fugindo de uma fiscalização da polícia. Quando recebi a notícia, eu ainda não achava que meu filho havia morrido. Por isso, até levei as coisas de meu filho ao delegado. Quando encontrei Rei morto, fiquei desolada e não conseguia parar de tremer.

Zashi - Quando você ficou sabendo que o motorista seria penalizado?
Kyoko -
O pai de um amigo de meu filho é especialista na área de auxílio a vítimas de acidentes. Ele me apresentou uma associação de apoio para as vítimas. Até então, eu era leiga no assunto, por isso pensava que o culpado ficaria na prisão por um longo tempo. Mas isso não era verdade. Pela lei da época, o culpado só pegava no máximo cinco anos de prisão.

Zashi - Porque você começou o abaixo-assinado?
Kyoko -
Superei a tristeza da perda do meu filho com essa iniciativa. Na época, eu estava com muita raiva do sistema jurídico. Minha raiva superou a minha tristeza. Já na primeira audiência, com apoio dos meus amigos, divulguei as folhas pedindo a mudança da lei. E também realizei uma exposição memorial para o meu filho. Na ocasião, ela contou com a presença da mídia e saiu nos jornais e nas TVs. Desde então, eu conheci outras famílias e outros colaboradores.

Zashi - Como se sentiu quando recebeu o pedido para a realização do filme com sua história?
Kyoko -
Tive esperanças de que meu filho renascesse nessa produção.

Filme: Ventos do Zero
Diretor: Toshi Shoya
Roteiro: Itaru Era
Elenco: Yoshiko Tanaka, Taiyo Sugiura, Kosuke Toyohara, Yoshihiko Hakamada, Tomorowo Taguchi
Produtor: Toshi Shoya
Produtora: Will Do Co. Ltd.
Duração: 111 minutos
Cor, 35 mm

© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


15 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)