Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

HISTÓRIA DA ESCRITA JAPONESA
Matéria publicada no Zashi edição 4 - Dezembro de 2007

A simplificação dos ideogramas na China e no Japão

Símbolos resultantes nem sempre são correspondentes nas duas línguas

Na edição passada, vimos como se deu o processo de reforma do uso dos ideogramas no Japão. Na China, também houve um processo semelhante. Com a instauração da República Popular da China, em 1949, houve uma transformação marcante no que diz respeito à escrita e à estrutura dos caracteres, resultante de um movimento de erradicação do analfabetismo entre a população chinesa. Dentre os principais objetivos desse movimento, estavam a simplificação de ideogramas complexos e o estabelecimento de um padrão de pronúncia para toda a nação.

Simplificação e outras reformulações

Em 1955, o governo chinês criou um conselho responsável pela simplificação dos caracteres chineses. No ano seguinte, a proposta de simplificação foi publicada e aprovada. Nos anos posteriores, quatro reformulações foram realizadas, até que, em 1964, houve a divulgação da lista oficial, com os ideogramas e os radicais simplificados.

Em 1977, o governo chinês anunciou um novo projeto para a simplificação dos caracteres chineses. Esse projeto não agradou à sociedade, principalmente pela abreviação excessiva dos ideogramas.

Mesmo com a oficialização do uso dos caracteres simplificados, em Hong Kong e em Taiwan ainda são empregados os caracteres tradicionais.

Apesar de Japão e China terem desenvolvido processos de simplificação, os ideogramas resultantes nem sempre são correspondentes nas duas línguas. O ideograma (dragão), por exemplo, no Japão foi simplificado para , enquanto na China passou a ser . O ideograma (tartaruga) em japonês passou para e em chinês .

(Colaboração: Lucia Kiyomi Nemoto e Anderson Missao Morishita)


© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


5 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)