Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

HISTÓRIA DA ESCRITA JAPONESA
Matéria publicada no Zashi edição 7 - Março de 2008

LEITURA DE IDEOGRAMAS 1
On’yomi e kun’yomi

O uso dos ideogramas chineses no Japão sofreu algumas adaptações para possibilitar o registro das peculiaridades da língua japonesa. Desses ajustes, surgiram duas formas de leitura: a leitura chinesa (on’yomi) e a leitura japonesa (kun’yomi).

On – chinês

O on’yomi é a leitura chinesa do ideograma adaptada à fonética japonesa e é usada principalmente na combinação de caracteres para expressar um conceito. A leitura chinesa shô ou sei do ideograma (correto, verdadeiro), por exemplo, pode ser encontrada nos compostos (shôjiki = honesto) e (seikaku = correto, preciso) . É freqüente um kanji ter mais de uma leitura on, já que os ideogramas foram introduzidos no Japão em épocas diferentes ou vindos de regiões diferentes.

Kun – japonês

Já o kun’yomi é a leitura japonesa do ideograma com base em seu significado chinês, sendo, portanto, uma tradução. O ideograma , por exemplo, tem as leituras japonesas (tadashii = correto) e (masani = sem dúvida). Já o ideograma chinês (sei = vida) tem nove formas de leitura kun, uma vez que, na língua japonesa, existem diversos vocábulos relacionados ao seu conceito, como (umareru = nascer) e (nama = cru). Há ainda ideogramas diferentes com a mesma leitura japonesa. “Atsui”, por exemplo, pode ser expresso por ou , significando respectivamente, “clima quente”, “temperatura elevada” e “espesso”.

Nos dicionários de kanji, o on’yomi vem grafado em katakana e o kun’yomi em hiragana. As diversas formas de leitura podem, a princípio, causar certo estranhamento. Contudo, é possível distingui-las de acordo com o contexto em que estão inseridas e por meio das combinações com outros kanji.


Colaboradores: Ayako Akamine e Eric Yamagute Pereira
Coordenação: Profª. Leiko Matsubara Morales
Centro de Línguas (FFLCH/USP) – Centro Interdepartamental de Línguas – Cursos de Japonês Instrumental
Direção:
Profª. Drª. Rosane de Sá Amado
E-mail: japones.cl.fflch.usp@gmail.com

© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


5 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)