Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

KANJI
Matéria publicada no Zashi edição 5 - Janeiro de 2008

A categoria kaii

Os ideogramas shôkei e shiji, como visto anteriormente, expressam, respectivamente, idéias de elementos materiais e abstratos. Contudo, não representam ações e estados, que são idéias mais abstratas e mais sofisticadas e, portanto, requerem maior criatividade e recursos para serem expressos graficamente. Assim, os ideogramas por composição associativa, os kaii ( ), surgem para cumprir esse papel.

Processo de elaboração

Para compor o ideograma (otoru = ser inferior a), por exemplo, combinam-se os ideogramas (chikara = força) e (sukunai = pouco), que passam a ser partes de outro ideograma. Um outro exemplo dessa composição é o ideograma (naku = cantar, utilizado para pássaros), formado por meio da combinação de (kuchi = boca) e (tori = pássaro). É interessante observar a extensão semântica desses ideogramas. pode representar também a idéia de “tocar” no sentido de emitir algum barulho sonoro, como, por exemplo (naru = tocar, em relação a sirene ou telefone).

É possível ainda combinar ideogramas iguais, como é o caso de (ooi = muitos, grande quantidade), resultante da combinação do mesmo pictograma , cuja leitura é yû; e o sentido, “noite ou fim do dia”. A repetição do ideograma representa o acúmulo de dias, o que expressa a idéia de “grande quantidade”. Assim, um kanji pode servir como parte de outro, compondo sucessivamente novos e mais complexos símbolos ideográficos.

Outros ideogramas

Existem também os ideogramas chamados (kokuji = ideogramas de origem japonesa), que são, em sua maioria, criados a partir da composição associativa. Um exemplo é (iwashi = sardinha), criado da combinação de (sakana = peixe) e (yowai = fraco). Alguns foram até exportados para a China.

Assim como os pictogramas, os ideogramas formados a partir dessa composição, incluindo os aproximadamente 180 kokuji, correspondem a cerca de 3% do total de ideogramas existentes atualmente.

Colaboradores: Eric Yamagute Pereira e Lucia Kiyomi Nemoto
Coordenação: Profª Leiko Matsubara Morales
Centro de Línguas (FFLCH/USP) – Centro Interdepartamental de Línguas – Cursos de Japonês Instrumental
Direção: Profª Drª Rosane de Sá Amado
E-mail: japones.cl.fflch.usp@gmail.com
Fonte das imagens (livro): Dai kanwa jiten, Editora Daishûsei


© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


15 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)