Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

KANJI
Matéria publicada no Zashi edição 6 - Fevereiro de 2008

A categoria tenchû

Como visto no primeiro artigo da série Composição dos Ideogramas, o (rikusho) é dividido em shôkei, shiji, kaii, keisei tenchû e kasha. Este artigo e o do próximo mês tratarão, respectivamente, dos ideogramas tenchû e kasha.

Ideogramas diferentes; significados similares

Tenchû significa “ampliação de conceito” e, a rigor, não se trata de composição, mas de transferência de significado. Assim, um dado ideograma pode dar origem a um novo, cujo significado pode remeter ao original, ou aumentar a sua amplitude de significação, sem a alteração de sua forma.

Um exemplo do primeiro caso é o ideograma (rou – leitura chinesa), cuja forma representa “um ancião com a cintura curvada e segurando uma bengala”, e que serviu de base ao ideograma (kou – leitura chinesa), que representava, inicialmente, “um ancião de cabelos longos” e que, também, passou a significar (kangaeru = pensar) – a leitura japonesa por meio da tradução. Ou seja, são ideogramas diferentes, mas remetem a significados similares.

Forma inalterada

Como exemplo do segundo caso, tem-se o ideograma (aku – leitura chinesa), cujo significado é “ruim”. Por meio da ampliação de conceitos e na relação com outros ideogramas, o ideograma também pode ser usado para expressar a idéia de (nikumu = odiar , leitura japonesa). Nesse caso, sua leitura passa a ser (o – leitura chinesa). Como exemplo, podem ser citados (kouo = ato de gostar e odiar), (okan = calafrio) e (ken’o = desgosto ou aborrecimento). Nesses casos, quando ocorre combinação de caracteres, é comum fazer a leitura pelo on-yomi, ou seja, pela leitura chinesa.

Os ideogramas formados a partir da composição por ampliação de conceito correspondem a cerca de 1,5% do total de ideogramas.

Colaboradores: Eric Yamagute Pereira e Nancy Naomi Ueda
Coordenação: Profª Leiko Matsubara Morales
Centro de Línguas (FFLCH/USP) – Centro Interdepartamental de Línguas – Cursos de Japonês Instrumental
Direção: Profª Drª Rosane de Sá Amado
E-mail: japones.cl.fflch.usp@gmail.com


© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


11 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)