Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

SEMPRE ZEN
Matéria publicada no Zashi edição 6 - Fevereiro de 2008

A realidade dos poderes sobrenaturais

(Por Venerável Mestre Hsing Yun*)

Por ser a vida cheia de sofrimento e impermanência, diante de dificuldades ou problemas sem solução, muitos se voltam para Budas, bodhisattvas ou deidades em busca de bênçãos. Em geral, sob essas circunstâncias, o que as pessoas mais desejam é possuir poderes sobrenaturais.

Poderes sobrenaturais são adquiridos por meio do cultivo da concentração durante a meditação. Esses poderes são extraordinários. Por serem eles completamente livres e desobstruídos, o homem comum deseja possuí-los para realizar todos os sonhos de sua vida, o que, de outra maneira, seria impossível. Poderiam, entretanto, todos os desejos ser realizados com poderes sobrenaturais? Na realidade, não. Poderes sobrenaturais não podem superar o carma, uma vez que este é o mais intenso de todos os poderes deste mundo, nem podem trabalhar contra o princípio de causa e efeito. Isso foi amplamente demonstrado por Maudgalyayana, o mais notável discípulo do Buda em poderes sobrenaturais, que, apesar de todos os poderes, não pôde libertar sua mãe do sofrimento do inferno.

Mente em paz

Poderes sobrenaturais não são absolutos e possuí-los pode, na verdade, trazer sofrimento. Se você possuísse o poder de conhecer a mente dos outros e descobrisse os planos malignos de seu melhor amigo, acha que conseguiria manter a sua mente em paz? Se você tivesse audição celestial e pudesse ouvir um colega muito íntimo falando mal a seu respeito, acha que seriam tolerantes um com o outro? Se você tivesse o poder de conhecer suas vidas passadas e futuras e viesse a saber que lhe resta apenas um ano de vida, acha que seus dias seriam mais agradáveis?

Experiência e sabedoria

Verdadeiros poderes sobrenaturais podem também ser testemunhados de diferentes maneiras no dia-a-dia: a água alivia a sede, o alimento alivia a fome, aqueles que sabem nadar podem cruzar as águas e os que andam em bicicleta podem ir a qualquer lugar. Além disso, há o telefone, o avião e a internet. Eles são comparáveis à audição e à visão celestial e ao poder de transcender limitações físicas. Os transplantes de órgãos e a clonagem de animais, desenvolvimentos antes desconhecidos, são tão sensacionais quanto qualquer poder sobrenatural.

Verdadeiros poderes sobrenaturais são a acumulação da experiência humana, a realização da sabedoria e a mais alta utilização das capacidades. Poderes sobrenaturais são inferiores à moral e não podem superar o vazio. Possuir poderes sobrenaturais não traz felicidade. Moral e ética são os verdadeiros tesouros que, além de tudo, são inextinguíveis. Ser capaz de perceber e compreender a verdade e sua natureza vazia é o supremo caminho para a libertação.

 
Pensamentos

“Julgue as pessoas pelo que pensam, não pelo que aparentam.
Julgue as pessoas pelo que intencionam, não pelo que parecem ser.”

“Para unir, ceda.
Para trabalhar com os outros, seja flexível.”


* É o 48º patriarca do budismo chinês da escola
Ch’an. Fundador do Monastério Fo Guang Shan,
em Taiwan, e do Templo Zu Lai, em Cotia (SP),
cujas raízes são do Budismo Mahayana, que enfatiza a aproximação
da natureza búdica ao alcance de todos.

© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


17 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)