Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

SEMPRE ZEN
Matéria publicada no Zashi edição 9 - Maio de 2008

O todo-poderoso Ser Humano
Os capazes podem ser qualquer coisa. Há quem diga que Deus criou o homem.
Nós dizemos que o homem pode criar Deus

(Por Venerável Mestre Hsing Yun*)

Dentre todos os seres, os humanos são supremos. O ser humano é, antes de tudo, um poderoso animal. Temos mãos poderosas, capazes de realizar uma infinidade de coisas, e pés, que podem nos levar a qualquer lugar. Nossos olhos podem mirar diferentes direções e nossos ouvidos têm condições de captar os ruídos ao nosso redor. Ainda superiores são nossos corações e mentes — no céu ou na terra, nossa imaginação pode nos levar a qualquer lugar. No final das contas, parece que o todo-poderoso não é Deus, mas o homem!

Poder x incapacidade

É verdade que os humanos são poderosos. Mas há os que são incapazes. Em relação aos intelectuais, há quem diga: “São totalmente inúteis!” Reis e imperadores são, às vezes, descritos como “fracos e ineptos”. Há também os que lamentam sua total incapacidade ao atravessar situações difíceis. Alguns são incapazes de atender ao chamado de seu país para cumprir um dever; outros, de servir à comunidade; outros, de assumir sua responsabilidade em relação a suas famílias, e há ainda os que são incapazes de apoiar seus amigos em suas empreitadas. Todos esses, que não são capazes de suportar incumbências ou de cumprir obrigações em razão de sua notável falta de capacidade, são fracassados.

Capacidade e superação

Há uma história engraçada: “Um bêbado que voltava para casa de madrugada, ao passar por um cemitério, caiu acidentalmente dentro de uma cova que havia sido aberta para um funeral que seria realizado no dia seguinte. Como não conseguia sair por mais que tentasse, decidiu permanecer sentado e esperar pelo amanhecer. Nesse momento, outro bêbado caiu no buraco. Este último também tentou sair da cova com todas as suas forças, mas suas tentativas falharam. Depois de observar por um tempo, o primeiro homem gracejou: ‘Ei! Não desperdice suas energias! Não há como sair daqui!’ Esta voz inesperada, que não parecia vir de lugar algum, além de apavorar o segundo homem, despertando-o de sua embriaguez, fez com que ele conseguisse sair do buraco!”

Essa anedota demonstra que cada um de nós tem potencial ilimitado: tudo depende de sabermos como desenvolvê-lo e de desejarmos ser poderosos. Ao observar uma pessoa capaz, você percebe que ela está sempre disposta a levantar-se cedo e deitar-se tarde, a suportar frio e calor, a passar por fome e saciedade, a ser importante ou insignificante, a ter ou não ter, a ser rica ou ser pobre, a trabalhar duro ou a relaxar. Aqueles que são realmente capazes podem ser qualquer coisa. Por isso, devemos ter a convicção de que nós, humanos, somos poderosos. Há quem diga que Deus criou o homem. Nós dizemos que o homem pode criar Deus.

Aqueles que têm capacidade podem reverter qualquer crise, transformando-a em uma questão de pouca ou nenhuma conseqüência. São capazes de criar o impossível, de desenvolver novas tecnologias e pensamentos, de estabelecer carreiras de sucesso e até de salvar este mundo e sua gente.

 
Pensamentos

Diante de problemas, não se entristeça. Aja com coragem.
Diante de sofrimentos, não se lamente.
Suporte com paciência.
Diante de tentações, não se perca.
Vença com meditação e paz de espírito.
Diante de honrarias, não se vanglorie. Seja comedido.”

“A ética é nosso bem mais precioso.
A sabedoria é nosso tesouro maior.”


* É o 48º patriarca do budismo chinês da escola
Ch’an. Fundador do Monastério Fo Guang Shan,
em Taiwan, e do Templo Zu Lai, em Cotia (SP),
cujas raízes são do Budismo Mahayana, que enfatiza a aproximação
da natureza búdica ao alcance de todos.

© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


12 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)